Em 2022, o mundo se chocou com a declaração de guerra da Rússia contra a Ucrânia. Com o início dos conflitos, milhares de ucranianos deixaram sua pátria em busca de refúgio. Agora, depois de um tempo sem a mídia mencionar diariamente essa situação, será que a guerra na Ucrânia acabou?
Você não é o primeiro a se fazer essa pergunta, afinal de contas, depois do “boom” que foram as imagens da guerra, hoje, pouco se fala do conflito. Infelizmente, a guerra na Ucrânia não acabou e as perspectivas não são boas para o país a longo prazo.
Agora que você já sabe responder à pergunta se a guerra entre esses países acabou, mas está se perguntando “como eu posso ajudar a Ucrânia?”, continue lendo o conteúdo a seguir. Abaixo, explicamos como dar os primeiros passos em direção ao voluntariado. Confira!
Qual o estado atual da guerra da Ucrânia?
Você pode até ouvir por aí que a guerra da Ucrânia acabou, mas isso não procede. Na verdade, ainda existem muitos refugiados precisando de ajuda. Aliás, segundo dados do ACNUR, há, ao menos, 4,8 milhões de pessoas em tais condições.
Todavia, apesar de o conflito acumular, ao menos, quatro tentativas de negociações, até o momento, nenhum deles deu resultados. Lamentavelmente, a situação pode perdurar. Afinal, a guerra da Ucrânia e da Rússia, em fevereiro de 2023, completou um ano.
Leia também a matéria: Guerra da Ucrânia completa 1 ano
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante o período de conflitos, conseguiu anexar quatro regiões ucranianas ao território do seu país: Kherson, Luhansk, Donetsk e Zaporizhia. Essas conquistas representam quase 15% do território ucraniano.
Durante todos os quase 365 dias de guerra, o presidente russo justificou os conflitos como uma maneira de unificar o povo que compartilha uma história em comum. Porém, vale lembrar que essa não é uma ideia que os ucranianos compartilham com o país vizinho.
Como se termina uma guerra?
Mesmo você já sabendo que a guerra na Ucrânia não acabou, fica a dúvida sobre como funciona o fim de um conflito político com consequências humanitárias. Você sabe? A resposta vem de duas maneiras: fim social ou fim jurídico.
A primeira delas diz respeito às ações das partes envolvidas. O fim pode se dar pelo armistício ou por alguma decisão unilateral, no qual um dos lados simplesmente diz “não quero mais”.
Agora, quanto a outra resposta, ela acontece quando há um tratado de paz assinado entre os representantes de estados. Esse é um documento oficial, submetido aos órgãos legislativos dos países envolvidos e retificado.
Essas são as duas opções viáveis para o fim da guerra. Contudo, os conflitos entre Ucrânia e Rússia ainda não estão perto de cessar. Por conta disso, cada vez mais, o programa de voluntariado tem se tornado essencial para dar suporte a todos os refugiados que buscam proteção nesse cenário de destruição.
O início do conflito entre Ucrânia e Rússia
A animosidade entre Ucrânia e Rússia só tomou grandes proporções e originou a urgência dos vários projetos sociais em 2022. Porém, ela data de bem antes. Nove anos antes, na verdade. Na virada de 2013 para 2014. Isso porque o presidente da Ucrânia na época, Viktor Yanukovych, recusou a se associar à União Europeia (UE).
Nesse mesmo período, iniciou-se o movimento político ucraniano chamado de “Euromaidan”, estreitando os laços da Ucrânia com a UE. Como resultado, o presidente Yanukovych foi tirado do poder, aquecendo vários protestos nas cidades fronteiriças ucranianas pró-Rússia e antirrevolução.
Guerra de 2022: conflitos “requintados”
No final de 2021, o governo ucraniano solicitou a inclusão do país na OTAN, como uma maneira do país se proteger das movimentações russas nas suas fronteiras. Os Estados Unidos se mostraram abertos à ideia de ajudar, fazendo com que a Rússia começasse a agir.
No dia 24 de fevereiro de 2022, o presidente russo ordenou a invasão no leste da Ucrânia. Como consequência, o líder ucraniano, Volodymyr Zelendskyy, declarou lei marcial em todo o país. Desde então, os conflitos só se estenderam, chamando a atenção do mundo todo.
O fim da guerra Ucrânia e Rússia está próximo?
Ainda que muitas pessoas se perguntem se a guerra na Ucrânia acabou, não existem perspectivas reais de um fim. Na verdade, os conflitos ainda estão no seu auge, visto que os ataques estão em pleno andamento.
Por conta disso, o trabalho voluntário aparece como destaque quando se fala dos conflitos “Ucrânia X Rússia”. A VVolunteer, por exemplo, é uma das plataformas de ajuda humanitária que disponibiliza a possibilidade de apoiar os refugiados a distância.
Junte-se à VVolunteer para ajudar os refugiados da Ucrânia!
Pronto, agora que você já sabe tudo o que precisa para entender sobre esse conflito, então, é hora de “pôr a mão na massa” e começar a ajudar quem mais sofre com a guerra.
Faça parte da nossa comunidade, apoie diversos projetos sociais e ainda tenha a opção de fazer uma Ação social como voluntário na Ucrânia. Junte-se à VVolunteer e nos ajude a fazer a diferença!
Uma resposta