Uma ação humanitária inclusiva significa ter capacidade de alcançar às pessoas mais afetadas por uma crise com os serviços, assistência e proteção de que necessitam, garantindo sua participação efetiva no planejamento e execução da resposta. Deixar de alcançar indivíduos marginalizados e excluídos significa que os atores humanitários não estão em sincronia com o princípio da imparcialidade, que está no cerne da missão humanitária.
A ação humanitária inclusiva tem estado no centro de uma série de discussões sobre políticas, compromissos e iniciativas nos últimos anos. Mas, na prática, as respostas continuam tendo dificuldades para realizá-las. A evidência contínua de que as respostas humanitárias falham em ser inclusivas, põe em questão tanto a essência ética da ação humanitária quanto sua eficácia.
Não é possível definir uma resposta humanitária inclusiva como aquela que atende todas as necessidades de cada indivíduo. Tal resposta, embora ideal, é inviável. Em vez disso, essa a ação inclui um processo de identificação dos dilemas e compensações resultantes da consideração de quem é o que precisa ser priorizado, bem como um foco na participação inclusiva e no fortalecimento da capacidade. Ação humanitária inclusiva requer pensando em imparcialidade, participação e responsabilidade, proteção e direitos, bem como como programação sob medida, necessidades específicas e diversidade de necessidades.
A resposta inclusiva se baseia em parcerias fortes e equitativas com atores locais. Em particular, organizações que representam uma diversidade de indivíduos, incluindo aqueles que enfrentam marginalização e exclusão de longo prazo.
Ações humanitárias da VV
É pensando em todas essas questões que criamos as nossas ações sociais! Junto da VV, você entende o que são os projetos sociais e a vivência do que é ajudar o próximo seja no Brasil ou no mundo.
Elas são previamente selecionadas utilizando a análise de impacto medida por indicadores-chave de desempenho. Tudo isso para que os membros da nossa Comunidade se sintam seguros com a causa social escolhida.
3 respostas
Quero ser voluntária dos médicos sem fronteiras.
Sinto que vou fazer diferença nessa operação do bem. E estou disposta a ir qualquer lugar pra isso ser realizado.
Olá Isabel, legal!
Nosso time enviará um email explicando as diversas maneiras de ser voluntário.
Você também pode conferir as próximas Ações em campo.
https://www.vvolunteer.com.br/acoes
Ou entrar para a Comunidade VV. Vale a pena conhecer!
https://www.vvolunteer.com.br/comunidade-vv
Obrigada pelo contato.