As fortes chuvas no Rio Grande do Sul foram causadas pela formação de um ciclone extratropical sobre o Atlântico. Já são dezenas de mortes no estado e a previsão indica ainda mais chuvas para os próximos dias. Segundo a defesa civil, além das mortes, existem centenas de desabrigados e mais de mil pessoas afetadas diretamente com suas casas e outros bens destruídos.
No primeiro final de semana de setembro, a região foi especialmente afetada por esta que já é a maior tragédia do estado nos últimos 40 anos! O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), decretou estado de calamidade pública na região.
A passagem do ciclone provocou fortes rajadas de vento e aumento do nível dos rios. O fenômeno teve origem em um sistema de baixa pressão, que provocou chuvas intensas ao longo da segunda-feira (04) e ganhou intensidade ao se deslocar em direção ao oceano
Para alguns especialistas, as mudanças climáticas podem estar contribuindo para o surgimento de ciclones extratropicais atípicos, mais intensos, que podem se formar com mais rapidez e causar impacto maior.
Como ajudar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul?
Para ajudar as vítimas desta tragédia, a Vvolunteer está arrecadando recursos para o Rotary Club Integração de Lajeado/RS que está atuando diretamente na região durante essa fase emergencial.
As necessidades são inúmeras e vão desde alimentos não perecíveis, água potável, materiais de limpeza, artigos de higiene, entre outros itens que o Rotary está adquirindo e entregando à comunidade, que encontra-se em situação bastante vulnerável. Clique no botão abaixo para doar!
CURSO: Como fazer a diferença em situações de emergência?
Quantas vezes você já se deparou com imagens de tragédias como as chuvas no Rio Grande do Sul? Desastres naturais, crises humanitárias… Nos sentimos impelidos a tentar fazer a diferença e dar nossa contribuição, mas como?
A VV tem um curso ministrado por nossa CEO, Mariana Serra, que objetiva preparar qualquer indivíduo para que ele possa contribuir de alguma maneira em diferentes tipos de situações de tragédia. Você vai entender como ajudar de forma efetiva, quando oferecer sua ajuda, de que forma e até identificar quando não se envolver é a melhor opção. Participe!