De acordo com dados fornecidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em 2019, 9,3% da população brasileira sofre com transtornos de ansiedade. Isso significa que por volta de 8,3 milhões de brasileiros lidam com a questão, fazendo do Brasil um dos países mais ansiosos do mundo, e o mais estressado e ansioso da América Latina.
Há muitos sintomas de ansiedade que as pessoas às vezes não estão preparadas para identificar. Dentre eles, é possível citar:
Irritabilidade;
Respiração ofegante ou falta de ar;
Problemas para dormir;
Dificuldade em se concentrar;
Sensação de cansaço ou fraqueza;
Tensão muscular;
Tremores nas mãos ou outras partes do corpo;
Medo e apreensão excessivos em relação ao futuro ou a outras questões abstratas.
Esses sintomas compõem a vida diária de uma pessoa que lida com a ansiedade, gerando muitas complicações para adultos que vivem com o transtorno. Tarefas diárias como ir e voltar do trabalho, por exemplo, podem se tornar extremamente difíceis diante de um transtorno de ansiedade.
Torna-se crucial, portanto, a interferência profissional para um tratamento da questão. Isso inclui o acompanhamento psicológico e psiquiátrico, que, às vezes, pode incluir medicamentos prescritos. No entanto, existem também outras atividades que podem ajudar a administrar a ansiedade na vida adulta. O Mindfulness é uma delas.
Conheça os principais benefícios do Mindfulness para a ansiedade
O Mindfulness pode ser definido como uma técnica baseada em práticas de meditação e foco para encorajar a atenção completa no momento presente. Desse modo, ele pode trazer muitos benefícios para a ansiedade. A seguir, vamos ver alguns dos principais deles.
Redução da impulsividade
O Mindfulness ajuda você a pensar com mais cuidado nas suas emoções e nos seus planos. Com isso, você se torna menos impulsivo, o que pode ser de grande ajuda para evitar comportamentos auto-destrutivos que são muito presentes na ansiedade.
Melhor administração dos seus relacionamentos
Um dos principais benefícios do Mindfulness para a ansiedade é que a reflexão promovida pela atenção plena permite que você navegue pelas suas relações interpessoais com mais sensibilidade e sensatez. Muitas vezes a ansiedade pode fazer com que impressões negativas dominem interações que na verdade não são maliciosas ou prejudiciais, e o Mindfulness é uma boa forma de perceber isso.
Aumento do foco no momento
Uma das características mais marcantes do transtorno de ansiedade é uma preocupação constante com coisas que estão fora do seu controle, como o futuro e outros fatores abstratos. Com a prática do Mindfulness, é possível direcionar a sua atenção para o momento presente, focando, ao invés disso, em questões imediatas que podem ser melhoradas com simples ações ou mudanças.
Fonte: Centro Vida Mindfulness