A importância do Setembro Amarelo!
O Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio instituído no Brasil em 2013 que busca conscientizar a população sobre a problemática da saúde mental. Além da conscientização, o movimento também visa:
- Incentivar o diálogo: Promover fóruns e conversas abertas e honestas sobre saúde mental e seus efeitos;
- Desmistificar o suicídio: Mostrar que o suicídio não é uma escolha, mas uma doença que precisa ser tratada;
- Combater o estigma: Reduzir o preconceito e a discriminação contra pessoas com problemas de saúde mental.
- Oferecer informações: Divulgar os sinais de alerta e os recursos e canais disponíveis para quem precisa de ajuda.
Mas para aprendermos a discussão de forma equânime, neste Setembro Amarelo, é fundamental direcionarmos atenção para as minorias sociais. Grupos como LGBTQIAPN+, negros, indígenas, pessoas com deficiência e outros enfrentam diversas formas de discriminação, violência e exclusão social, o que aumenta o risco de transtornos mentais e pensamento suicida.
Além disso, casos de suicídio nestes grupos raramente são registrados ou investigados, especialmente entre pessoas trans que, por preconceito ou falta de oportunidades acabam na marginalidade e trabalhando como profissionais do sexo, dificultando ainda mais a compreensão da real dimensão do problema e a proposição de soluções efetivas.
Luzes de esperança
Uma das formas mais eficazes de estimular a saúde mental e combater o suicídio de pessoas trans, é o fortalecimento da autoestima. Ter visibilidade e receber apoio de pessoas que as aceitem como elas são, é essencial para que pessoas trans possam desenvolver uma autoestima saudável.
E, como uma proposta de solução efetiva, surge o Miss Universe Trans, que mais do que um concurso de beleza é uma plataforma de empoderamento, inclusão e visibilidade.
O movimento tem a missão de eleger a representante nacional para o Miss Universe Trans Internacional, que ocorre anualmente na Índia. Além da representatividade que promove, o concurso é uma luta ativa contra a discriminação e o preconceito que cria oportunidades para a formação de lideranças positivas, promovendo a arte, a beleza e a cultura.
Na edição 2023, a candidata brasileira Luana Isabelly venceu a final mundial, dando ainda mais visibilidade ao Brasil.
Como ajudar?
Para dar continuidade ao concurso de 2024, o Miss Universe Trans precisa de apoio e investimentos que viabilizem a realização da edição nacional em setembro e a viagem dos representantes brasileiros à final mundial em novembro.
Dadas as elevadas tarifas aéreas à Índia, os custos do projeto chegam a quase cinquenta mil reais, quantia desafiadora para um projeto de baixa visibilidade de mídia e apoio público. Mas Vvolunteer veio para ajudar!
Ao doar qualquer quantia para a campanha de arrecadação da Vvolunteer, você contribui com a continuidade do projeto e demonstra seu apoio à comunidade trans.
As doações podem ser feitas online via PIX ou cartão de crédito. Ao fim da campanha, os doadores receberão um Relatório de Impacto detalhando o impacto social, o alcance e o número de beneficiados bem como as metas atingidas pela campanha.
Junte-se à Vvolunteer!
Neste setembro amarelo, desafie estereótipos com a VV e seja você também um agente de transformação social! Com pequenos gestos podemos fazer a diferença na vida de minorias e contribuir para que tenham uma vida plena e amplamente saudável.