Com mais de 370 aldeias e quase 10 milhões de hectares que se estendem por Roraima, pela fronteira com a Venezuela e pelo Amazonas, a reserva Yanomami enfrenta graves problemas há muito tempo. Mas um conjunto de fatores fez com que a situação chegasse a um nível de emergência humanitária sem precedentes.
São mais de 30 mil indígenas vivendo em comunidades de difícil acesso e sofrendo com o avanço do garimpo, ocupações ilegais e todo o tipo de doenças e problemas. Fraudes e desvios em programas de assistência deixaram pelo menos 10 mil indígenas sem medicamentos, segundo investigações recentes. Crianças e idosos com quadros graves de desnutrição, verminose e malária. Estudo da Unicef e Fiocruz apontou que oito em cada dez crianças menores de 5 anos têm desnutrição crônica no território Yanomami.
O Ministério da Saúde declarou emergência de saúde pública. Especialistas afirmam se tratar do “maior drama humanitário dos últimos tempos no país”. Profissionais da área médica, em logística territorial e especialistas na questão indígena destacam que o problema é tão grande quanto complexo. Mais do que doar alimentos ou enviar médicos ao local, o planejamento específico e profissionais com experiência nesse tipo de situação são fundamentais.
Como ajudar os Yanomami
Como nós da VV sempre dizemos: qualquer ajuda não é ajuda! Na contramão de tantas outras organizações que se apressaram em levantar doações sem necessidade ou divulgar pix com destinos duvidosos, dedicamos nosso tempo e esforço para, em contato com especialistas nesse tipo de tragédia e agentes locais, entender qual o melhor e mais eficaz canal de ajuda para os Yanomami.
Além de ter a certeza que nossa ajuda seria bem empregada pelos profissionais corretos e da maneira mais eficiente, queríamos também poder entregar aos nossos parceiros o tradicional relatório de impacto da VV, descriminando como nossa ajuda foi empregada e seu legado no momento emergencial e a longo prazo.
Nosso parceiro nessa ação Yanomami
Para esta ajuda tão específica, contamos com a ajuda extremamente valiosa do Hub Social. O Hub é um ecossistema de impacto que capacita, apoia e investe em iniciativas de transformação social. Com seu apoio conseguiremos impactor de forma ainda mais relevante essa causa tão urgente.
ONG parceira na região dos Yanomami
A Associação Expedicionários da Saúde (EDS), é formada por médicos voluntários que levam medicina especializada e cirúrgica às populações indígenas isoladas na Amazônia. Eles possuem um Centro Cirúrgico Móvel adaptado às necessidades da floresta amazônica montado especialmente para essas ações. A ajuda da Vvolunteer não poderia ser focada em um parceiro mais ideal, necessário e transformador.
- Você também pode ajudar compartilhando nosso link em suas redes sociais: vvolunteer.com.br/ajude-sem-sair-de-casa
- Os doadores receberão um e-mail de agradecimento e um relatório periódico das doações.
- Você pode acompanhar nossa atuação nas redes da VV (@vvolunteer_br).
Escolha um valor e ajude os Yanomami nesse momento tão difícil. CLIQE AQUI PARA AJUDAR